LEIA +

EDITAL DE ELEIÇÃO 2023/2025

EDITAL DE ELEIÇÃO A AMEA, Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos com sede na Av. Dr.Gastão Vidigal, 1.190, Jardim Aeroporto em Maringá – PR, através da Comissão Eleitoral constituída pelos Engenheiros Agrônomos Valdomiro Tormen, Ivo Grando e Paulo Borghi, com base no Capítulo 4 do Estatu...

LEIA +

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) E OS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

Cadastro Ambiental Rural O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP),...

LEIA +

ENTIDADES DE CLASSE AGRONÔMICAS: DEFESA E REPRESENTATIVIDADE DA PROFISSÃO

ENTIDADES DE CLASSE QUE REPRESENTAM A ENGENHARIA AGRONÔMICA/AGRONOMIA E CUJO PAPEL É DEFENDER OS INTERESSES DA CLASSE E PROMOVER A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DOS ASSOCIADOS: Em nível regional (Maringá) temos a AMEA (e outras 18 Associações de EA no PR); Em nível estadual (...


Pecuária: Atividade do Engenheiro Agrônomo!

27/02/2023 11:16:02

Prezados(as) Engenheiros Agrônomos

Segue abaixo divulgação de evento com inovações tecnológicas em pecuária de corte!
Campo com forte atuação da categoria agronômica!!

Kleber Santos
Diretor de Política Profissional da CONFAEAB.

Dinapec prepara-se para sua 10ª edição

Gratuitamente, produtores, técnicos e estudantes podem visitar os 32 hectares de área da Dinapec

Há dez anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza a Dinâmica Agropecuária (Dinapec) na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS. Este ano, entre os dias 11 e 13 de março, 14 Unidades da Empresa estarão na feira de tecnologias, além de parceiros, apresentando roteiros tecnológicos e dinâmicas, oficinas, publicações e produtos.

Gratuitamente, produtores, técnicos e estudantes podem visitar os 32 hectares de área da Dinapec e percorrer os roteiros sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), novas cultivares forrageiras, produção de novilhos precoce/Boas Práticas Agropecuárias (BPA), produção leiteira, sanidade animal e rastreabilidade, manejo de pastagens, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), melhoramento genético animal, ovinocultura e alimentação de gado leiteiro em pequenas propriedades, com duração de quatro horas cada.

Também sem custo algum, serão ministradas oficinas de manejo de bezerras leiteiras e higiene na ordenha, Boas Práticas de Fabricação, aproveitamento de resíduos - briquetes (lenha ecológica), gestão de resíduos em propriedades rurais e prevenção e controle a incêndios florestais com instrutores da Embrapa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Os treinamentos teóricos e práticos acontecerão nos dias 12 e 13, com 25 vagas disponíveis e inscrições no site, www.embrapa.br/gado-de-corte, ou nos dias do evento.

"No ano passado inserimos clínicas tecnológicas atendendo ao público que buscava uma atenção maior dos especialistas, porém notamos que o tira-dúvidas acontecia durante as palestras, era um movimento natural e assim aprimoramos os roteiros de forma que levassem informações, aprofundamento e troca de experiências", observa o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Websten Cesário da Silva, um dos responsáveis pela Dinapec.

Para ele, que há seis anos está envolvido na organização da Dinâmica, a cada ano o evento adapta-se à realidade do produtor e ao mercado. Em edições passadas, as capacitações encorpadas foram o foco, com palestras e cursos; em outras, o Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC) e ainda houve ano que as tecnologias para a agricultura familiar eram o destaque. "Buscamos acompanhar as transformações e as demandas e, hoje, o nosso visitante deseja dinâmicas ágeis, participativas, práticas e que traduzam sua vivência no campo".

Novo capim - Pelo segundo ano consecutivo, a Embrapa e a Associação para o fomento à pesquisa de melhoramento de forrageiras (Unipasto) apresentam uma cultivar de Panicum maximum para a próxima safra. Em 2014, a BRS Zuri e em 2015, a BRS Tamani. A "cv. BRS Tamani vem para suprir uma demanda por uma cultivar de Panicum maximum de porte baixo, fácil manejo, resistente às cigarrinhas-das-pastagens, com maior valor nutritivo e perfilhamento. É uma importante alternativa para diversificar áreas plantadas unicamente com a cultivar Massai, contribuindo para uma pecuária mais intensiva e produtiva", explica a melhorista da Empresa, Liana Jank. A gramínea forrageira tropical Panicum maximum é uma espécie de alta produtividade e qualidade responsável por grande parte da terminação de bovinos no Brasil, sendo as cultivares Tanzânia e Mombaça as mais difundidas.

Abertura - Na abertura oficial da Dinapec, dia 11, a Unidade lançará as obras "Nutrição de bovinos de corte - fundamentos e aplicações", editada por Sérgio Raposo de Medeiros, Rodrigo da Costa Gomes e Davi José Bungenstab, e "Sistemas Agroflorestais, a agropecuária sustentável", por Valdemir Antônio Laura, Fabiana Villa Alves e Roberto Giolo de Almeida.

Os dez estudantes do Projeto Agroescola também serão diplomados na abertura. A proposta transfere conhecimentos em pecuária de corte, com a tutoria da equipe de pesquisadores da Embrapa e esse acordo de cooperação técnica é entre a Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado/Fundect, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Empresa. Hoje, já há 32 profissionais formados pelo Projeto atuando no setor.

História - A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada "Feira de Agroinovação". O tema principal foi o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária e o objetivo era destacar o conhecimento voltado para uma pecuária de corte sustentável. Nos 27 hectares disponíveis, dez Unidades da Embrapa reuniram-se demonstrando as várias possibilidades para se produzir carne bovina de qualidade.

Os anos passaram, o número de Centros de Pesquisa ampliou, assim como, a área da feira e, sobretudo, o objetivo. Para o atual chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, "após dez anos, a Dinapec é uma vitrine da Embrapa e suas tecnologias. Cada Unidade participante transfere seus últimos lançamentos e o produtor conhece um pouco do que a Empresa desenvolve de melhor".

A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.

Publicada em: 30/01/2015 (fonte: EMBRAPA).


Voltar